domingo, 30 de janeiro de 2011

Ticiano





































Pintor italiano, Ticiano Vecelli nasceu numa povoação situada no sopé dos Alpes, a norte de Veneza, por volta de 1488 e morreu em 1576.
Aos nove anos de idade, Ticiano (ou Tiziano) Vecellio foi enviado para Veneza a fim de estudar pintura. Por volta de 1518, já dono de um estilo próprio, tornou-se conhecido não apenas em Veneza, mas também nas cortes vizinhas e no estrangeiro.
De início, ele escandaliza por sua predileção em pintar cenas bíblicas com nus ou em paisagens reconhecidamente venezianas. Passa então a fixar cenas da mitologia grega, livrando-se, assim, dos críticos puristas.

As mulheres louras por ele pintadas nesse período dão origem a um novo adjetivo: tizianesco: são mulheres de grande sensualidade, de cabelos ligeiramente avermelhados. Ticiano inspira-se nas mulheres que lavavam os cabelos no canal Grande e depois ficavam ao sol, para secá-los.





Poucos anos antes de morrer, Ticiano fez um Auto-retrato, obra surpreendentemente rembrandtiana, com uso do claro-escuro. Ticiano faleceu durante a peste que assolou Veneza, deixando uma obra de vitalidade inexcedível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário