segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Giacomo Casanova



























Casanova não é personagem de ficção. Nasceu em Veneza, a 2 de Abril de 1725, filho de atores pertencentes à pequena burguesia. Morreu a 4 de Junho de 1798.

Aventureiro famoso no século 18, Giacomo Casanova teve seu nome associado à sedução.
Sua vida extraordinária o levou a diversos tipos de escândalos através da Europa, descritos no livro de sua autoria, “Histoire de Ma Vie" — talvez a fonte mais fascinante do modo de viver da época do Iluminismo.
Durante suas viagens, Casanova fez fortunas e as perdeu também, encontrando diversas personalidades como o Papa, Voltaire, Rousseau e Mozart.
Nascido em Veneza, numa família de atores, Casanova iniciou sua carreira em Pádua, onde estudou em um seminário. Seu comportamento resultou na expulsão ao passo que viajou para Roma, tornando-se secretário de um cardeal. Mudou-se para Veneza e fez riqueza através de fraudes em socialites ricas, com pequenos golpes ocultos.
A Inquisição em Veneza o acusou de bruxaria em 1755 e Casanova foi levado para a Ponte dos Sussurros e aprisionado na Il Plumbi, famosa prisão na época. Casanova escapou da prisão e fugiu para a França, onde sensacionalizou a fuga através de panfletos, que o tornaram uma celebridade menor.
Em Paris, utilizou o nome Jacques Casanova. Fez mais fortuna com uma loteria que ele mesmo criou.
Em 1785, transformou-se em bibliotecário do Conde de Waldstein, no castelo de Dux, na Bohemia, atual República Checa. Lá Casanova morreu, a 4 de Junho de 1798.
Ironicamente, Casanova é símbolo de voracidade heterossexual. Na verdade, Casanova sempre foi um bissexual de grande vida ativa. Sua preferência era as mulheres, mas Casanova mantinha relacionamentos mais emocionais e duradouros com homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário